Consultoria, Auditoria e Treinamento

Auditoria e Consultoria

A Cugnier realiza o serviço de consultoria e auditoria para a certificação de sistemas de gestão, dentre as principais modalidades destacam‐se:

ISO 9001 Sistema de Gestão de Qualidade

A ISO 9001 consiste em uma norma internacional que estabelece um conjunto de pré‐requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. Essa certificação possibilita o aprimoramento de diversos processos, promovendo a melhoria contínua de produtos e serviços oferecidos e a satisfação dos clientes. Certificar Sistemas de Gestão da Qualidade garante benefícios às organizações, tais como, visibilidade e credibilidade perante ao mercado e competência para exportar para mercados exigentes.

ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental

A certificação de um Sistema de gestão Ambiental demonstra junto ao mercado internacional que a organização certificada adota práticas orientadas para a minimização dos impactos ambientais e para a preservação da biodiversidade. A implementação da ISO 14001 garante a redução da emissão de poluentes. Isso por que, ocorre a revisão de todo o processo produtivo da organização, buscando uma melhoria do desempenho em consonância com controles no uso de insumos e recursos não renováveis.

ISO 22000 Sistema de Gestão da Segurança Alimentar

A ISO 22000 representa uma norma internacional para a Segurança Alimentar estabelecendo pré‐ requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Segurança Alimentar. A ISO 22000 integra os princípios do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e possui como foco a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

SA 8000 Sistema de Gestão da Responsabilidade Social

A SA 8000 corresponde à uma norma internacional que padroniza Sistemas de Gestão voltados para a Responsabilidade Social a favor de condições de trabalho satisfatórias. Tal norma é baseada tanto nos Direitos Humanos quanto nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa certificação evidencia que a organização não visa apenas a exploração dos recursos econômicos e humanos, mas também promover o desenvolvimento social de seus colaboradores.

ISO 45001

Como o primeiro padrão internacional no mundo relacionado à saúde e segurança no trabalho, a ISO 4500 fornece uma estrutura única e clara para todas as organizações que desejam melhorar seu desempenho. SST, Dirigido à alta gerência de uma organização, seu objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para funcionários e visitantes. Para conseguir isso, é crucial controlar todos os fatores que podem resultar em doença, lesão e, em casos extremos, morte, mitigar os efeitos adversos nas condições físicas, mentais e cognitivas de uma pessoa. A ISO 45001 abrange todos esses aspectos.

PBQP-H

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP‐H), é um instrumento do Governo Federal para organizar o setor da construção civil com relação a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. O PBQP‐H envolve um conjunto de ações para a avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão‐ de‐obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Essa certificação busca o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos.

Boas Práticas de Fabricação BPF

Boas Práticas de Fabricação abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.

Serviço de Inspeção Municipal – SIM

Controla a qualidade dos produtos de origem animal no âmbito municipal, assegurando ao consumidor que estes produtos foram produzidos dentro de normas higiênico‐sanitárias satisfatórias. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança.

Serviço de Inspeção Estadual – SIE

Tem como objetivo inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos higiênico‐sanitário dos produtos, bem como cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal em âmbito estadual.

Serviço de Inspeção Federal – SIF

É um sistema de controle o qual avalia a qualidade da produção de alimentos de origem animal. É feita a verificação dos requisitos mínimos de qualidade para consumo dos produtos, os quais recebendo o selo SIF podem ser comercializados em todo o território nacional.

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

APPCC desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor. Este sistema contribui para uma maior satisfação do consumidor, torna as empresas mais competitivas, amplia as possibilidades de conquista de novos mercados, nacionais e internacionais, além de propiciar a redução de perdas de matérias‐primas, embalagens e produto.